Skoda Polar será "crossover" urbano com base no Fabia

Iniciada a produção do seu primeiro SUV, o Kodiaq, e logo num formato… XL, a Skoda estará a trabalhar agora num segundo modelo mas para o segmento B. Segundo confidenciou o responsável pela Pesquisa e Desenvolvimento da marca checa, Christian Strube, é sobre a base do Fabia que a Skoda está já a trabalhar no futuro SUV compacto que deverá ser lançado no mercado nos primeiros meses de 2019.

Depois de nome de urso (Kodiaq), o pequeno SUV da Skoda poderá, segundo consta, ir buscar a sua designação também a paragens "frescas", podendo vir a chamar-se Polar. Deverá, portanto, repetir-se a atracção dos SUV da marca checa pela Cidade-Luz e, depois do Kodiaq, também o Skoda Polar deverá ter a estreia no salão de Paris de 2018.

Strube foi muito claro ao afirmar que a Skoda não podia ficar indiferente ao crescimento exponencial dos "crossovers" urbanos no mercado europeu nestes últimos anos, revelando que o projecto já teria recebido luz verde, estando já em marcha. E se é verdade que, no início deste ano, a marca checa registou os nomes Aratan e Airon para futuros modelos, parece que a designação Polar parece a mais consensual para o novo modelo. E, convenhamos, bastante mais feliz…



Até agora, o mais aproximado de um "crossover" compacto que a Skoda teve (e com muito boa vontade…) foram as versões Scoutline
da carrinha Fabia Break (nas fotos), mas que apenas se destacava por altura ao solo ligeiramente maior e protecções da carroçaria em plástico negro e inferiores do chassis. Recorrendo à ultra modular plataforma MQB do Grupo VW, o futuro "crossover" será mais comprido, largo e alto que o Fabia e contará, certamente, com versões de tracção integral.

É muito provável que este trabalho da Skoda esteja a ser feito em paralelo com o que a "irmã de Grupo VW" Seat está a fazer para também lançar um veículo semelhante, no segundo semestre de 2017. O Seat Arona chegará até antes de a própria VW também lançar um "crossover" baseado no Polo, o que só deverá suceder em 2018.

Em destaque